terça-feira, 24 de março de 2009

Guitarra Acústica Ideal para Iniciantes

Quando se compra uma guitarra temos primeiramente de saber quanto estamos dispostos a gastar. As guitarras acústicas correntes vão desde os 50€ até 700€. Como é óbvio também existem guitarras acústicas para valores muito superiores...(2000€....4000€...etc.) mas creio que isto já seja um preço um pouco elevado demais, até porque uma guitarra acústica que permita já tirar o curso no conservatório não costuma ultrapassar os 500€, portanto, a partir desse valor, apenas se justifica quando são guitarras de grafite, mas que apenas variam das outras na sonoridade, e nada mais.

Vamos portanto começar pelo preço mais baixo. Com 50€ conseguimos comprar uma guitarra acústica. Para aprender inicialmente serve perfeitamente. Mas tem alguns defeitos. O som não tem grande qualidade, e a guitarra não dura muito tempo. Por cerca de 75€ já se tem uma guitarra bastante superior, tanto em qualidade sonora, como de fabrico. Por mais 25€ eu creio que compensa. Quanto a marca, para este preço é difícil dizer alguma, mas se for de fabrico português, com 99% de certeza que ficarão muito bem servidos.

Quanto a marcas, depende muito do guitarrista. Para mim, a melhor de todas é sem dúvida a Alhambra. Mas o preço já fica um pouco elevado (cerca de 400€ para cima), se bem que é dinheiro bem dado. Já nas marcas nacionais, temos a António Carvalho que é muito boa, mas mesmo assim não seria a minha escolha. Apenas a refiro aqui, porque tem qualidade, se bem que o preço também não é dos melhores. Já para valores mais razoáveis, 150€, temos uma guitarra, que eu simplesmente adoro tocar. São as guitarras espanholas Miguel Angelo. Acho que têm um som espectacular, e são de boa construção, embora sejam um pouco difíceis de encontrar.

Há também as Fender Acústicas, que têm preços razoáveis e são porreiras.


UMA COISA MUITO IMPORTANTE
Há cordas de aço e de nylon. Para principiantes convém ser as de nylon porque são mais moles e não aleijam tanto nos dedos. (Digo já que é normal ter dores ao início)
Nem todas as guitarras podem ter os dois tipos de cordas, porque as cordas de aço têm tensões superiores e como tal fazem mais esforço no braço da guitarra. Existem para isso dois tipos de guitarras acústicas: as folk e as electro-acústicas. Nestas podemos por os dois tipos de cordas que não há qualquer tipo de problema. A minha escolha recai sobre as electro-acústicas, porque estas podemos ligar a um amplificador e tocar. Funciona como uma espécie de guitarra eléctrica.



Fica também aqui o site das guitarras de grafite, para quem quiser dar uma olhadela.
www.rainsong.com



Para conselhos mais concretos sobre guitarras podem deixar um comment com o vosso mail e a dizerem o que pretendem, e posso esclarecer-vos pessoalmente, seja por telefone, por mail, ou até presencialmente, se morarem em Aveiro e arredores.

33 comentários:

  1. Ola!eu tenho 13 e estou agora a começar a aprender. Os meus pais nao querem gastar muito dinheiro mas eu queria uma guitarra com preço razoavel e de boa qualidade para principiante! sera que me pode dar uma dica ou assim!?

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Estou a iniciar-me no mundo da guitarra mas toco com uma clássica. Gostaria de mudar para uma acustica, no entanto, devido à minha situaçao financeira, não poderei gastar mais que os 75€que referiu no seu texto.

    Dentro de esse preço, quais me aconselharia??

    Muito obrigado!

    email: migasll@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. olá, eu sou um "amante" do som das guitarras acusticas, e gostaria de aprender, mas nem sei qual guitarra comprar nem nada do genero.

    gostava de falar mas em promenor.

    add: andre_aguiar_5@hotmail.com

    e ai podemos flar.

    obrigado

    ResponderEliminar
  4. olá sou a elsa e ja tenho a minha guitarra a 2 anos e ja sei tocar alguns acordes mas n encontro muito facilmente os acordes de músicas (tipo que mostre se é sol e assim mas tambem com as posições) será que sabe de algum site ou assim que me de toda essa informação ou acha q n existe e que devia ir para uma escola d musica e n tentar aprender sozinha?
    elsapaulos@hotmail.com
    beijinhus

    ResponderEliminar
  5. compre uma guitarra valencia
    e razuavel e e a volta de 75€

    ResponderEliminar
  6. ja toco guitarra ha quase 2 anos, comecei com uma classica de preço mas recentemente passei para uma electro-acustica. gosto mais do som,e melhor pa tocar o que quero e pode-se ligar ao amplificador. o meu conselho e irem a www.ultimate-guitar.com ai encontram todas as tablaturas e acordes das musicas que querem, tambem mostra as posiçoes dos dedos se nao souberem fazer oa acordes. e preciso saber que o G-sol B-si F-fa C-do E-mi A-la D-re

    ResponderEliminar
  7. Olá tenho 12 anos estou a começar a aprender a tocar guitarra acustica a minha e uma Stagg nao e das melhores mas foi um preço razoavel e gosto muito dela e a minha cordinhas mas o problema e passar de um acorde para o outro acho que vou seguir o site que foi aconselhado por também anonimo ... Obrigada

    ResponderEliminar
  8. olá, eu sempre sonhei em saber tocar guitarra acústica,mas de momento não estou muito bem financeiramente, por isso gostaria de saber se me poderia indicar algumas guitarras para iniciantes baratas e boas.
    o meu e-mail é: mimixa-1994@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Olá, boa noite! Desde a primeira vez que ouvi o som de uma guitarra acústica, quis aprender a tocar uma desse género. Daí que, pretendo comprar uma guitarra acústica baratinha (até 100€) e de qualidade minimamente decente, para iniciantes. Gostaria de a encomendar pela net (num site de confiança). Será que me pode ajudar?
    Grato pela atenção

    o mail é: joka.rodrigues@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Estou na mesma situação da pessoa do comentário acima, também gostaria de fazer a encomenda pela net. O meu preço vai até 100/150 € no máximo.

    Muito obrigado!

    mail: jpcpontes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Olá, sou o Hugo, e gostava de comprar uma guitarra acustica, o preço poderia rondar os 100/150 euros... por ai... eu nao tenho experiencia alguma, e gostava de aprender, consegue.me dizer algum site bom para aprender para pessoas que nunca ouviram falar da matéria? o meu pai toca Baixo,,, mas nao é bem igual a acustica, penso... se me poder contactar e falar comigo o meu mail é rafael-mendes_68@hotmail.com

    eu sou de Albergaria-a-velha, perto de si...

    ResponderEliminar
  12. Olá. Eu gostaria de comprar uma guitarra acustica, que fosse de boa qualidade e não se estragasse em pouco tempo. Ou seja, queria uma guitarra que desse para aprender, mas também fosse resistente, para que não tivesse de comprar uma nova tão cedo. Mas como estou a aprender não sei bem qual devo comprar. Além disso, também não queria gastar muito dinheiro... até 100€, talvez...

    Aguardo contacto para o email
    joanacouceiro6@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. para mim uma boa guitarra é uma da marca epiphone semi-acustica (liga a amplificador )custa 250 mas é um espétaculo.
    para começar eu achava melhor uma stagg Co 12 bk !
    custa 58,50 e para começar nao esta má !

    Guitarra Electrica Barata So se for uma stagg por 150 ja se compra com amplificador !
    para profissionais ja era uma dave razorback !

    cumps IronMaidenFan

    ResponderEliminar
  14. oi já sei tocar guitarra acústica muito bem já até profissional

    ResponderEliminar
  15. ola tenho 12 anos tenho uma guitarra acústica comprada numa loja de instrumentos musicais para profissionais, custou á volta de 100 euros mas ainda não aprendi.podiam-me dar algumas dicas de sites onde se aprendam alguns acordes

    ResponderEliminar
  16. Ola...podias me indicar uma guitarra acústica tipo blues/jazz barata?

    ResponderEliminar
  17. bom dia gostava de saber como adquirir uma guitarra miguel angelo agradeço a sua ajuda obrigado

    ResponderEliminar
  18. Boas, estou a aprender a tocar guitarra clássica mas a que uso é emprestada e não tem muita qualidade, por isso estou a pensar em adquirir uma para mim. Estou a pensar numa clássica ou numa semi-acústica,mas sendo esta última não sei se valerá a pena por causa do custo do amplificador. Gostava que me desses algumas informações sobre boas escolhas para preços até 150 euros e locais onde adquirir ou pela internet ou na região de Aveiro e Coimbra.
    Desde já obrigado,pode responder para este mail:
    ueleee@hotmail.com

    ResponderEliminar
  19. Tou a pensar comprar uma guitarra acustica do genero desta:
    http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://nikkibeb.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/fender_gemini3_acoustic.jpg&imgrefurl=http://www.musicbanter.com/stereo-production-equipment/10008-acoustic-geeeeeeeetar.html&usg=__zYGOk_9ZezLUHz9ezbUOi_4mYq0=&h=428&w=538&sz=51&hl=pt-PT&start=0&zoom=1&tbnid=Fwok66xrmCoGoM:&tbnh=188&tbnw=236&ei=XVC3TeP-FNGLhQeartSGDw&prev=/search%3Fq%3DFender%2Bgimini%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26biw%3D1429%26bih%3D685%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=158&vpy=140&dur=103&hovh=200&hovw=252&tx=140&ty=134&page=1&ndsp=19&ved=1t:429,r:0,s:0... custa cerca de 90 euros e é uma fender gemini achas k e uma boa opçao? ainda nao sei nada e vou comprar para aprender

    chicobr_10@hotmail.com

    ResponderEliminar
  20. Bem pessoal, deveriam comprar uma Fender (marca com preços razoaveis e é mito boa) ou uma cort(a cort para mim e a 2ª melhor marca de guitarras, a melhor é a Gibson le paul, enfim, a cort tem preços entre os 140 euros aos 1000, mas para o preço melhor é impossivel ;) )

    ResponderEliminar
  21. Olá boa noite, espero que esteja tudo bem consigo. Tenho uma guitarra electro acústico da marca Aria modelo numero AW-20E N e gostava de uma opinião de um conhecedor na área se é uma boa guitarra ou não. Sou um iniciante no assunto. Meu nome é Michell Almeida e o meu endereço electrónico é pipas.almeida@gmail.com

    ResponderEliminar
  22. Boa noite gostaria de saber a sua opiniao acerca da guitarra yamaha c30.
    Obrigado

    miguel.a.g.ribeiro@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. boa noite ,estou com vontade de aprender tocar guitarra , gostaria de saber se a guitarra Fender CD60 se seria uma boa esolha?,obrigado

    email:silvestreazevedo@iol.pt

    ResponderEliminar
  24. Olá eu tenho 18 anos e comprei uma guitarra acustica nos chineses agora que vou ter aulas de guitarra acho que a classica e mais facil para eu aprender que me diz?

    ResponderEliminar
  25. ola!
    eu vou aprender a tocar guitarra no entanto nao sei bem qual comprar.. talvez uma
    Aria AW-45, ou Walden D350, algo que não ascenda os 200 euros..
    se bem que nao consegui perceber mt bem a diferença entre a guitarra classica e a acustica...

    aguardo a sua resposta

    Ruben Soares

    Rubenmiguell@hotmail.com

    ResponderEliminar
  26. ola , eu tenho 12 anos e comeceu agora na escola a aprender a tocar guitarra , gostava de saber qual é a diferença entre guitarra acustica e classica, se faz favor.

    ResponderEliminar
  27. olá, eu queria começar a aprender a tocar guitarra... o que acha de comprar uma guitarra usada pela net por 80euros (com cordas para mudar e saco)?

    ResponderEliminar
  28. ola, gostaria de comprar um guitarra para aprender a tocar.
    ainda n sei nada e n percebo mt de guitarras. Tenho 13 anos.
    no maximo 80euros.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite, gostava de cumprir um sonho de juventude que por várias razões foi sempre adiado, aprender a tocar guitarra. Não sei absolutamente nada sobre o assunto e gostava de uma ajuda a escolher uma guitarra para começar. Gosto das electro-acústicas e de baixos. obrigado

    lmpego@hotmail.com

    ResponderEliminar
  30. po tenho uma guitarra folk mas quero e fazer notas e acordes nao tar a ouvir tretas de preços

    ResponderEliminar
  31. Eu já toco a algum tempo tenho uma alhambra classica e uma fender eletrica mas agora queria uma acustica com valores por volta dos 250-300 euros que marcas e que sao as melhores

    ResponderEliminar
  32. Ola Sou Matteo tenho 12 anos e to sempre sonhei em tocar guitarra e vou começar agora mas nao tenho idea em qual comprar e estive pesquisando e estou pensando em comprar uma Guitarra Tagima Memphis Mg22.
    Por favor me ajude meu email eh matteo@assola.com

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde. Pretendo comprar uma guitarra clássica para iniciar. Posso gastar entre 100 a 150€. Tenho visto em vários sites de vendas e encontrei algumas alhambras usadas à volta desses preços. O problema é que (ainda que estejam em bom estado) são guitarras que já têm alguns anos (têm quase todas entre 5 a 10 anos).
    Por outro lado,numa loja de música tenho a opção de comprar uma guitarra clássica nova da marca fender por 91,00€. Algumas yamaha também novas à volta do preço. E por fim guitarras novas da marca adamastor (marca portuguesa) à volta disso. O que acha que devo optar. As alhambras ainda que usadas e com alguns anos, ou uma nova? Se for nova qual a marca que mais aconselha, fender, yamaha ou adamastor?
    miguel.zmg.jose@gmail.com

    Com os melhores cumprimentos
    José Miguel

    ResponderEliminar